A trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi

Antes mesmo da Marvel entregar os direitos de Homem Aranha para a Sony, foram produzidos três longas-metragens para a TV americana. Os anciões de plantão com certeza lembram da famosa série do Homem Aranha dos anos 70. O piloto, Homem-Aranha: O filme estreiou em 1977 e ainda teve mais dois filmes , "Spider-man strikes back (1978) e Spider-man: The Dragon´s Challenge(1981). Lógico que a precariedade da produção e um roteiro bem fraco garantiram o fracasso dos filmes. Mas a série de Tv (que já foi exibida no Brasil, acredite) possui um público saudosista.

Mas foi 2002 que com a direção de Sam Raimi o nosso amigo da vizinhança ganhou vida nas telonas de forma honrosa. Aqui Tobey Maguire entregou um Peter Parker que convenceu todo fã e leitor dos quadrinhos. Peter tinha dilemas pessoais muito parecidos com a maioria dos jovens. Não era conhecido na escola e era atormentado pelos "valentões". E quando ganhou poderes e deu uma surra no Flash Tompsom levou bronca do seu tio Ben pois aquilo não era certo. Tio Ben (Cliff Robertson) era um paizão. Mesmo não sendo o pai verdadeiro de Peter, ele o amava e o ensinava o que era certo. O ator Cliff Robertson conseguiu passar isso para todos que assistiam ao filme. E que elenco!!!. A melhor história de origem já contada do teioso! Tia May (Rosemary Harris) era aquela senhora adoravél sempre fazendo mimos ao sobrinho.
Tobey Maguire
O Vilão Norman Osborn possuia presença na interpretação de William Dafoe. Seu filho e melhor amigo de Peter, Harry Osborn (James Franco) estava sempre presente ao lado de Peter mas sofria visivelmente com o despreso do pai. Kirsten Dunst está linda como Mary Jane Watson, a eterna paixão de Peter. E quem não lembra de J.J. Jameson? Acredito que jamais haverá um ator que interprete J.J. Jameson tão bem quanto o ator JK Simmons. Sua interpretação foi incrível.

Esse filme e os outros que o seguiram foram um sucesso porque os produtores seguiam muitos conceitos que eram presentes nos quadrinhos. Fatos minuciosos que não passavam despercebido pelos fãs foram compondo um universo incrível do teioso. Até o fato de que o Homem-Aranha de Tobey Maguire produzir a teia no próprio corpo na adaptação para as telas passava despercebido diante das personalidades bem representadas pelos personagens.

O segundo filme, Homem-Aranha 2 é tido por muitos como o melhor filme do Homem-Aranha já produzido.
Agora ja na cidade, Peter se desdobra para manter sua rotina de heroi, fotografo do Clarim Diário, namorado de Mary Jane (sim, o nerd conseguiu pegar a garota) e ainda tem que lidar com contas atrasadas, a saudade do seu Tio Ben, o ressentimento do seu amigo Harry que culpa o Aranha pela morte do pai.
 O vilão da vez é Otto Octavius, o Dr. Octopus. Interpretado por Alfred Molina, o filme conta a origem do vilão que a princípio tinha boas intençoes mas o destino e sua ganancia pelo reconhecimento fizeram com que perdesse sua humanidade e o amor de sua vida, vindo a se redimir apenas no ato final do filme. O filme teve três indicações ao Oscar e levou o prêmio de efeitos especiais.

Em 2007 veio o terceito filme. Homem-Aranha 3. Como nos encheu de espectativas ouvir falar de Venon. Mas grande foi a espectativa e maior ainda a decepção.Durante a pré-produção, Raimi originalmente queria outro vilão para ser incluído, juntamente com o Homem-Areia, mas a pedido do produtor Avi Arad, o diretor adicionou Venom, também sendo solicitado pelos produtores a adição de Gwen Stacy(Bryce Dallas Howard).Três vilões ao mesmo tempo. O Homem-Areia ( Thomas Haden Church) tem sua origem contada. Harry se tornou o novo duende verde sedento por vingança. O Simbionte que se tornaria Venon cai na terra e simplesmente resolve seguir Peter Parker que estava ali dando uns amassos na sua namorada Mary Jane. O ator Topher Grace,que fazia o personagem 'Eric Forman' na comédia "That '70s Show." interpreta Eddie Brock, nesse filme. Se o alter ego do Venon decepciona, o simbionte ao se transformar em Venom também não ajuda. nada tem a ver com o personagem das HQs.
Cena engraçada e ao mesmo tempo deprimente é a cena de Peter Parker dançando pelas ruas de NY todo animado vestido de preto e com cabelo "EMO". Era o seu jeito "mauzão" devido a influencia do uniforme negro que na verdade era o simbionte Venon. Mas apesar de tudo,o filme recebeu criticas mistas e arrecadou um total de US$ 890.871.626.ou seja, a maior bilheteria entre os filmes da trilogia de Sam Raimi.
 Após Spider-Man 3, foi previsto que Raimi dirigiria Spider-Man 4. No entanto, divergências entre Raimi e a Sony fizeram com que diretor deixasse o projeto, e assim Sony cancelou o filme.

Um reboot foi lançado em 3 de julho de 2012, ganhando uma sequência logo depois. Após um acordo inédito entre a Sony e a Marvel Studios, Homem-Aranha voltou para os cinemas, mas agora fazendo parte do Universo Cinematográfico Marvel. Desta maneira, o personagem ganhou um novo ator, o jovem Tom Holland. A adolescência de Peter Parker é a partida central da nova reinicialização, não abordando os eventos que fizeram parte dos filmes anteriores, como a morte de Ben Parker, o Tio Ben. Com o acordo entre os dois estúdios, The Amazing Spider-Man 3, que já havia sido divulgo, foi cancelado e Andrew Garfield se despediu do personagem.
Andrew Garfield
Holland estreou como o super-herói em Captain America: Civil War, de 2016. O primeiro filme solo do novo reboot chegou aos cinemas em julho de 2017. Com mais de US$ 300 milhões em bilheteria doméstica, Estados Unidos e Canadá, Spider-Man: Homecoming é o quarto filme solo de maior sucesso do personagem Homem-Aranha, perdendo para a trilogia de Raimi e superando os dois títulos estrelados por Garfield.
Tom Holland

Comentários