Camelot 3000 - Um clássico dos quadrinhos dos Anos 80

 Camelot 3000 é um clássico dos quadrinhos dos Anos 80, uma versão futurista e estranhamente adulta da Lenda do Rei Arthur. Lançada aqui no Brasil em 1985 nas revistas do Batman e posteriormente continuando nas revistas dos SUPERAMIGOS. 


Escrita por Mike W. Barr e ilustrada pelo inglês Brian Bolland,a saga foi censurada em seus momentos mais picantes aqui nas terras tupiniquins. As sequência de sexo entre Tristão e Isolda no último capítulo. Cenas em que Guinevere tira a roupa na presença de Lancelot também tiveram cortes. Mas em 1988,quando a Abril relançou a história no formato de minissérie em quatro edições é que ela foi finalmente publicada na íntegra.


Camelot 3000 foi Grandes Clássicos: Camelot 3000 uma das primeiras maxisséries desenvolvida pela DC nos anos 80. Dividida em 12 capítulos, lançados entre 1982 a 1985, roteirizada por Mike W. Barr e excepcionalmente ilustrada por Brian Bolland, a série foi lançada no mercado direto (ao invés de ir para as bancas, os fãs encomendavam o exemplar diretamente na editora) numa aposta bem arriscada da DC.

Inicialmente a Marvel que recebeu o projeto em primeiro lugar, mas, depois de aprová-lo, voltou atrás e o descartou. A DC, que estava em busca de novos títulos, acabou ficando com o projeto. Um desafio no desenvolvimento da HQ foi que o roteirista era americano, enquanto o desenhista morava na Inglaterra e, na época, não havia as facilidades de se comunicação de hoje. Tudo era tratado por meio de telefonemas internacionais e cartas que demoravam dias para chegar, ocasionando muitos atrasos. O projeto que era pra ter concluído a trama em um ano, acabou se estendendo por dois anos e meio. Mas no fim, valeu muito a pena. 

Abaixo deixarei um link para quem tenha desejo de adquirir uma versão encadernada dessa história maravilhosa.

🔍 Cole este ID no buscador do Mercado Livre: GSGWVQ-F1UK

🔗 Ou acesse este link: CAMELOT 3000


Comentários